terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PORQUE A BICICLETA?

Optei pela bicicleta para me exercitar enquanto ia e voltava do trabalho e também pelo desafio de voltar a andar de bike. Da última vez que eu tinha feito isso foi com uns 10 anos de idade! Ainda lucrei muito com a economia, ganhei uma excelente capacidade cardio-circulatória e acrescentei um pouco mais de adrenalina na vida! Afinal enfrentar nosso trânsito carregado onde reina a disputa selvagem pelo espaço não é nada fácil. É preciso ter coragem suficiente para começar. Não se deve nem ter medo demais e nem confiança demais. Ambos os sentimentos fazem com que o ciclista cometa imprudências no trânsito.

Moro próximo ao metro Vergueiro e de lá fiz o percurso de bicicleta para Pinheiros, Itaim, Vila Maria (alta... aliás a biblioteca fica no alto de um morro), Santo Amaro (só duas semanas), Ipiranga e Lapa. Esse blog vai seguir essa ordem. Nos bairros mais distantes a média diária era de 25 km por dia e nos mais próximos de 16 km por dia. A média mensal ficou por volta de 400 Km que, multiplicados pelos 27 meses de trabalho, resultou em cerca de 10.800 Km percorridos.
Nunca me envolvi em acidentes. Apenas uma fechada de um taxista e de vez em quando pressão de algum motorista de onibus e caminhão. Por isso procurava evitar as avenidas de tráfico intenso e preferia as pequenas ruas (mesmo que tivesse que dar uma volta maior).
O segredo é encarar a viagem de bicicleta como um passeio. Sem pressa e procurando enxergar a cidade com olhos de cicloturista. Convido você então a fazer um pequeno passeio comigo.

3 comentários:

  1. Demais seu relatos e fotos.
    Concordo com seu pensamento sobre o uso da bike para diversas atividades, que nãpo somente o lazer.
    Utilizo muito para o esporte, pratico mountain bike, mas adoro curtir algumas cicloviagens com os amigos, sempre por estradas de chão.
    Parabéns pelo blog e por suas viagens!

    Nilsinho
    www.seriemapedal.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog e a idéia!
    Volte a escrever nele!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, parabéns pelo blog.
    Um abraço:

    Fernando Pliscker.

    ResponderExcluir